Rio de Janeiro: Aeroporto Galeão ou Santos Dumont?

Publicado em 1 de dezembro de 2016 às 16:24

Dezembro chegou, e com ele aquela vontade de viajar! Você já elaborou toda a sua viagem para a Cidade Maravilhosa, mas não sabe qual campo de aviação escolher para aterrissar? Bom, podemos auxiliar!

Como em São Paulo, o Rio de Janeiro recebe os seus visitantes por mais de um terminal aéreo, o Aeroporto Tom Jobim, mais conhecido como Galeão, e o Aeroporto Santos Dumont, são 14km de distância entre eles.

E para quem vai passar alguns dias em terras cariocas, aí vai a primeira dica: definir onde pousar é uma decisão que requer uma análise de logística e também de custo-benefício.

Não entendeu? É simples. Dá para afirmar que o Santos Dumont é a melhor opção em 90% dos casos, pois está localizado no Centro e próximo à Zona Sul, ou seja, perto de tudo que interessa à grande maioria dos viajantes. Por outro lado, o número maior de frequências, os preços mais baixos e a estrutura de transportes deixam o Tom Jobim/Galeão em vantagem. Vale lembrar que nenhum dos terminais tem metrô. Então, se você não tem quem te busque na chegada, a opção é táxi ou ônibus. Vamos a uma comparação mais detalhada?

Aeroporto Santos Dumont

santos-dumont-visa

O Pão de Açúcar dá as boas-vindas aos que chegam pelo Santos Dumont

O Santos Dumont, por diversos motivos, se consagrou a melhor opção para aterrissar na Cidade Maravilhosa. Em primeiro lugar, a sua localização privilegiada, no centro da cidade, favorece tanto a chegada às principais áreas de hotéis e pontos turísticos quanto às zonas de negócios.

Além, claro, de ser um dos aeroportos mais bonitos do Brasil. Decolar ou aterrissar no terminal e passar ao lado do cartão postal do Rio de Janeiro – o Pão de Açúcar – é uma experiência inesquecível para qualquer viajante!

Entretanto, tem o seu lado negativo. Só recebe voos domésticos e de curta distância, vindos da região sudeste e de Brasília – ou frequências com conexão por esses lugares. As passagens para quem pousa no Dumont, contudo, costumam ser um pouco mais caras – principalmente na ponte aérea Rio-SP – em relação ao Galeão.

Aeroporto Tom Jobim/Galeão

Galeão recebe todos os voos internacionais que aterrissam no Rio de Janeiro

Galeão recebe todos os voos internacionais que aterrissam no Rio de Janeiro

Santos Dumont foi o primeiro terminal a ser construído no Rio de Janeiro. Mas, devido ao crescimento da região, tornou-se necessário o levantamento de um segundo campo de aviação no município, principalmente para receber operações internacionais. E assim nasceu o RIOgaleão.

O Tom Jobim, além de ser bem maior, recebe todos os voos internacionais e dos demais destinos do país, com rotas de e para Brasília, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. Localizado na Ilha do Governador, é mais distante de boa parte da cidade, mas de acesso mais fácil para quem pretende se hospedar na Barra da Tijuca ou outros bairros da Zona Oeste ou Subúrbio.

COMO ESCOLHER O ASSENTO NO VOO PARA O RIO

Falar do Rio de Janeiro e de suas belezas se tornou clichê, não é mesmo? No entanto, está mais que provado que ao aterrissar na Cidade Maravilhosa, o viajante pode ter uma vista de tirar o fôlego. Mas, qual assento escolher para ser contemplado com tantas paisagens?

A melhor pedida, normalmente, é optar por um assento do lado direito da aeronave, e, claro, que na janela. Ao chegar em terras cariocas, poucos minutos antes do pouso, já dá para visualizar a Barra da Tijuca. Logo depois, ao olhar para baixo, quem dá as caras é o Maracanã. Em seguida, já se pode avistar o Cristo Redentor. E junto dele, aparecem a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar.