As corridas de táxi podem sair até 45% mais caras com os novos preços cobrados pelas tabelas para os passageiros do Aeroporto Santos Dummont. A tarifa comum de taxímetro, que sairia em torno de R$ 20,00 para Copacabana, acaba saindo por R$ 29,50. Além do Santos Dumont, há tarifas prefixadas para táxis no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Rodoviária Novo Rio, no Píer Mauá e nos principais hotéis da orla.
No aeroporto Santos Dumont a tarifa já vale desde março deste ano e divide opiniões.
Para algumas pessoas, é um absurdo pagar uma tarifa que algumas vezes acaba sendo maior que a tarifa do taxímetro. Entretanto, algumas pessoas preferem um valor já fixado para não correrem o risco de serem enganados por taxistas desonestos.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a tarifa foi criada para inibir a ação destes taxistas e auxiliar aos turistas que não estão habituados a andarem de táxi no Rio de Janeiro.
Existe também a opção de escolher pagar pela tarifa da tabela ou pelo preço do taxímetro. Porém, esta medida é pouco divulgada e alguns taxistas insistem que o preço da tabela é obrigatório.
Fonte: Da redação, com informações O Globo