Efetivo nos aeroportos será reforçado durante a Copa das Confederações

Publicado em 12 de junho de 2013 às 13:25

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai utilizar 220 servidores extras para atender a demanda de passageiros durante a Copa das Confederações. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, durante visita na manhã desta terça-feira (11.06) ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim.

“Temos fiscais nos grandes aeroportos, alguns com postos 24 horas, mas vamos reforçar a equipe nos dez aeroportos impactados pela Copa das Confederações. A operação começa no dia 13 e vai até 2 de julho”, explicou ao informar que atualmente cada aeroporto conta com cerca de cinco a dez servidores, dependendo do tamanho do terminal.

De acordo com Guaranys, os aeroportos visitados pela Anac até agora estão com as estruturas de serviços disponíveis para o público, apesar de a maioria estar em obras de infraestrutura. “Por onde passamos, verificamos que, mesmo com as obras, as empresas estão com balcões estruturados para receber um eventual aumento de fluxo”, declarou.

A Anac já inspecionou os aeroportos Santos Dumont (RJ), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Amanhã fiscais farão inspeção em Brasília.

Em relação ao Aeroporto do Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, que teve problemas com falta de energia elétrica na semana passada, o diretor da Anac explicou que a Infraero e a concessionária Light estão trabalhando para que não haja mais queda de energia no local.

Na manhã desta terça, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) inaugurou 12 sanitários nos setores de desembarque A e B do Santos Dumont. Agora são 17 no total, incluindo dois para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ao todo, R$ 288 mil foram investidos nessa melhoria.

A Infraero informou que vai reforçar em 26% o efetivo de funcionários no Aeroporto Santos Dumont a partir de amanhã. Quarenta e quatro empregados vão trabalhar nas áreas de operação e manutenção para garantir o perfeito funcionamento de escadas rolantes, elevadores, esteiras e sistemas de ar-condicionado, assegurando fluidez nos embarques e desembarques. O efetivo da equipe de limpeza passará de 150 para 160 funcionários.

No balcão de informações serão 15 atendentes se revezando para garantir orientação aos passageiros e usuários em português, em inglês e em espanhol. A previsão da Secretaria de Aviação Civil é de que o Rio de Janeiro receba em média 33,5 mil passageiros no Santos Dumont e no Galeão durante os três dias de jogos. Segundo a Infraero, o número está abaixo da média registrada na alta temporada de dezembro de 2012, quando a movimentação média nos dois aeroportos foi de 75,2 mil passageiros por dia.

Fonte: Agência Brasil