Aeroporto Galeão é aprovado em vistoria e receberá Certificação Operacional da Anac

Publicado em 3 de junho de 2015 às 16:56

O Aeroporto Galeão, que passou por vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber a Certificação Operacional, superou as expectativas dos auditores que realizaram a inspeção. O aeroporto, que estava com certificação provisória de um ano, concedida em agosto de 2014, deve receber permanente até agosto desse ano.

A Certificação Operacional confirma que o aeroporto atua de acordo com as normas internacionais de segurança operacional.

Os sete auditores da Anac vistoriaram as áreas de gestão, segurança operacional, manutenção, operações e respostas a emergências, durante quatro dias. Ao final da vistoria a Anac concedeu documento imprescindível a concessão da certificação, o Atestado de Capacitação Operacional dos Serviços de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (ACOP).

Até 2016 os investimentos recebidos pelo aeroporto, desde agosto de 2014, totalizarão R$ 2 bilhões. Entre as ações realizadas no aeroporto que contribuem para a aprovação no processo estão a atualização do cadastro de infraestrutura aeroportuária com publicação das informações no Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS) e Manual de Operações do Aeroporto atualizado em um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) implantado, com monitoramento contínuo da segurança operacional.