Cada vez mais, os olhos do mundo todo estão virados para o Rio de Janeiro.
Entretanto, não é para menos: faltam apenas 2 dias para os Jogos Olímpicos. Só dois dias para a Cidade Maravilhosa ficar dominada de atletas e turistas – veja as datas e os locais do RIO-2016.
E você? Já adquiriu o seu ingresso para o maior evento esportivo do mundo? Caso não tenha conseguido a entrada para uma, ou nenhuma, disputa, que tal apreciar os jogos como um telespectador em algum bar e/ou restaurante carioca para lá de badalado?
Ou então curtir o clima olímpico sem gastar muito, ou nada. Pensando nisso, separamos uma relação de atividades que podem ser feitas no município e totalmente na faixa. Ficou interessado? Confira as dicas abaixo, pois, como dizem os próprios os cariocas, é tudo 0800!
Volta ao mundo no Rio de Janeiro – Casa dos Países
Você já sabe que cada país participante das Olimpíadas terá a sua própria “casa” na cidade? Serão mais de 50 “Casas dos Países”, com exposições sobre a cultura, história e, claro, culinária de lugares dos quatro cantos do mundo. Embora algumas tenham entrada paga ou restrita, muitas vão ser abertas ao público. Por exemplo, a Dinamarca vai montar um espaço na Praia de Ipanema que promete agitar a noite com shows e DJs. Já a República Tcheca vai aproveitar para apresentar ao mundo suas cervejas.
Boulevard Olímpico – Centro do Rio
Esse vai ser, sem dúvidas, o epicentro da atmosfera olímpica na município. O Boulevard Olímpico terá 3 palcos com telões que alternarão transmissão dos eventos principais com shows ao vivo de novos talentos e nomes famosos da música brasileira. Já o Polo Maravilha possuirá um prédio de 3 andares, no formato do Pão de Açúcar, com uma exposição sobre a história dos Jogos Olímpicos. Quem é mais da ação, pode experimentar um pouco de vários esportes do evento nos galpões da Zona Portuária, no espaço chamado de Polo dos Esportes. Quer mais? Área gastronômica, projeções de luz e água e até uma queima de fogos diária fazem parte do projeto. A inauguração do local ocorreu nesta quarta-feira (3) e vai funcionar das 10h às 22h.
Parque Lage
Dá para acreditar que o Parque Lage é pouco lembrado pelos turistas? Construído em 1849, o espaço abriga a Escola de Artes Visuais, e costuma receber diferentes exposições e apresentações musicais ao longo do ano. E mesmo em dias sem programação, é uma delícia observar o palacete em estilo romano e seu incrível pátio interno, passear pelos jardins geométricos e pela bela área coberta de um pedacinho da Floresta de Tijuca. E é grátis.
Feira da Lavradio
Essa tem data certa: o primeiro sábado de todo mês – dia 8 já está chegando! Oficialmente chamada de Feira do Rio Antigo, a Rua da Lavradio, na Lapa, se enche de barracas vendendo antiguidades, artesanato, discos de vinil, obras de artistas plásticos, comidas e bebidas típicas. Para animar, músicos também se espalham ao longo de toda a feira, tocando os mais variados estilos, e os bares colocam suas mesas nas calçadas no mais – e melhor – estilo carioca!
Paço Imperial
Quem não se lembra do “Dia do Fico” das aulas de história, quando D. Pedro I falou que não voltaria para Portugal e ia ficar no Brasil? Pois bem, o famoso anúncio “Digo ao povo que fico” foi feito da sacada desse prédio na Praça XV de Novembro, no Centro do Rio. Mas sua importância histórica vem de ainda mais tempo, quando o local foi escolhido para ser o Paço Real, onde o Rei Dom João VI trabalhava e recebia seus súditos, logo que que veio de Portugal. Hoje, o Paço Imperial se tornou um centro cultural que abriga diversas exposições fixas e temporárias.
Aterro do Flamengo
Sendo o maior parque urbano à beira-mar do mundo, o Aterro do Flamengo é um dos melhores ambientes para curtir o visual da Baía de Guanabara. O local possui ciclovia, quadras para vários esportes, pista de skate, parquinho para as crianças, entre outros atrativos. Um dos melhores dias para curtir o sol no Aterro é aos domingos, quando as pistas para carros são abertas ao público. Festas, apresentações de música e outros eventos acontecem inteiramente na faixa. Aproveite para conhecer também os jardins e o vão livre do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM.
Pedra do Sal
A Pedra do Sal, aos pés do Morro da Conceição, é ideal para conhecer uma das primeiras áreas habitadas do Rio de Janeiro, com fachadas antigas e ruas de pedra. Mas o que deixa o espaço ainda mais atrativo é que ele costuma receber eventos de rua para lá de animados, como uma roda de samba, por exemplo, e o agito começa na segunda-feira, isso mesmo, você não leu errado. Festas de black music, jazz e chorinho também animal o local. Consulte a programação da Pedra do Sal para e divirta-se!
Centro Cultural Banco do Brasil
É, apenas, um dos prédios mais lindos do Rio de Janeiro, o que já valeria uma visita. Mas a construção de 1849 também recebe as maiores exposições de arte da cidade, além de ser o palco de mostras de cinema, peças teatrais e exposições fixas. Além disso, o ambiente organiza festas gratuitas de tempos em tempos.
Lapa
Essa é para curtir a noite sem pagar para entrar em lugar nenhum! Quer melhor? A Lapa é um lugar para todos os públicos e todos os sons. E dá para aproveitar de tudo um pouco, só tomando uma cerveja e andando pelas suas ruas e bares, com direito a uma passadinha na clássica Escadaria Selarón, um mosaico de cores e formas que liga a Lapa à Santa Teresa, decorada pelo artista chileno Jorge Selarón. *As informações são do Hostel World.