5 atividades cariocas para se sentir um atleta no RIO-2016

Publicado em 28 de julho de 2016 às 17:26

Agora não tem para onde correr. Os Jogos Olímpicos 2016 chegou!

Bom, faltando apenas 8 dias para a abertura oficial do maior evento esportivo do mundo, o Rio de Janeiro já está recebendo os atletas dos países que vão fazer parte do espetáculo e, claro, os turistas que, aos poucos, estão aterrissando em solos brasileiros.

E cá entre nós, o que não falta na Cidade Maravilhosa são paisagens estonteantes, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o calçadão de Copacabana, por exemplo, não é mesmo?

Caso ainda não tenha percebido, as competições olímpicas vão ocorrer em meio ao inverno carioca, onde os dias mais frios beiram os 20 graus. Isso quer dizer que as praias não ficam totalmente quentes – igual o verão 40 graus da cidade -, mas não chega a temperaturas baixas, além de não ter nada de chuva – os viajantes agradecem! Ou seja, uma época perfeita para a prática de esportes.

Se você está prestes a também embarcar na aventura olímpica no Rio, que tal aproveitar o cenário do município com toda a sua natureza deslumbrante para realizar algumas atividades típicas de um carioca da gema. Ficou afim? Separamos dicas de passeios para você conhecer a Cidade Maravilhosa como um atleta profissional – ou quase. Confira!

Fazer Stand Up Paddle no Posto 6, em Copacabana

/ Reprodução/Rede Globo

Tem que ter disposição! / Reprodução/Rede Globo

Essa modalidade vai para quem gosta de acordar cedo! Para executar um bom SUP, a recomendação é chegar no Posto 6 entre 6h30 e 7h da manhã. Tem que madrugar devido a calmaria das águas do mar e o sol mais fraco. Quer visual melhor para começar o dia?

O Posto 6 é uma localização boa justamente por estar próximo das pedras do Forte de Copacabana, onde o mar tem menos ondas. Na região, mais de uma empresa presta o serviço de Stand Up Paddle e dá para alugar todo o equipamento por mais de uma hora.

Fazer trilhas para ver o Rio de cima

Vista da caminhada da Pedra da Gávea

Vista da caminhada da Pedra da Gávea

Se tem uma coisa que não falta no Rio de Janeiro são montanhas, tem para todos os atletas. Para os menos experientes, tente a Trilha do Pão de Açúcar – é tranquila e também tem crianças fazendo. Já aos mais profissionais, a dica é subir a Pedra Bonita, a Trilha da Pedra Gávea e a Trilha do Corcovado – que tem o seu início no Jardim Botânico.

O bom é que essas são atividades gratuitas, e o visual que se tem ao final da caminhada compensa qualquer sacrifício!

Correr na orla no domingo

corrida-orla

Que tal uma atividade de atletismo?

Se você é paulistano, já está acostumado a ver a Avenida Paulista vedada de carro aos domingos, certo? No Rio de Janeiro temos um caso parecido: as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon também são fechadas para veículos no fim de semana.

Então, se curte uma maratona, é só colocar um tênis e escolher por onde começar o seu esporte. Nada melhor que uma atividade gratuita, onde você mesmo pode escolher o seu ritmo, e, ao final, ainda dar um mergulho no mar.

Fazer aula de surf na Barra da Tijuca

/ Reprodução/Almasurf

Partiu pegar uma marolinha? / Reprodução/Almasurf

Aos os surfistas de plantão: as ondas da Cidade Maravilhosa não costuma decepcionar. Principalmente as da Barra da Tijuca. Aos mais experientes, até aos aspirantes no esporte, é possível encontrar escolinhas preparadas especialmente para dar todo o suporte, desde treinamento e acompanhamento na água, até aluguel do equipamento. Pode ter certeza que ficar em pé um uma prancha pela primeira vez é uma sensação inesquecível.

Andar de pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas

pedalinho-rio

Passeio é uma ótima pedida para os menos radicais

Para os mais light, que tal um programa mais sossegado e, quem sabe, romântico? Se você prefere práticas como essa, a indicação é alugar um pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas para passear sem pressa e desfrutar do cartão postal da cidade.

O melhor horário é no fim do dia, em especial durante o pôr do sol, pois, além de lindo, o clima estará mais fresco. O aluguel do pedalinho custa a partir de R$20 pelo período de meia hora.