Publicado em 5 de outubro de 2016 às 12:31

No Rio de Janeiro, virada cultural celebra centenário do samba

O "Batuque da Boa" vai celebrar os 100 anos do ritmo com muita música, cerveja gelada e quitutes. Vai perder? Confira a programação!

É bom já ir esquentando os tamborins, pois uma virada cultural inspirada no bom e velho samba, o maior ritmo do Brasil e, principalmente, da Cidade Carioca, está chegando para animar ainda mais o município!

No próximo sábado (8) e domingo (9), o Rio de Janeiro recebe a segunda edição do evento “Batuque da Boa”, promovido pela Antarctica, que vai comemorar 100 anos do samba.

Mas você sabe, de fato, quando o estilo musical nasceu? Segundo as informações do “Buzzfeeed”, ninguém sabe exatamente quando a melodia apareceu. Atribuem o seu nascimento à gravação do disco “Pelo Telefone”, em 1916. Daí a ideia de comemorar centenário agora em 2016.

O "Batuque da Boa" será aberto ao público e totalmente gratuito!

O “Batuque da Boa” será aberto ao público e totalmente gratuito!

Gostou da ideia? Então programa-se, pois as atrações se dividirão em dez rodas de samba, duas quadras, quarenta bares – sim, 40! – e atividades gastronômicas. Além da tradicional Feijoada da Mangueira, a Feira das Yabás, em Madureira, também estará funcionando cheias de receitas que remetem às raízes da cultura negra suburbana carioca. E o melhor de tudo isso? Toda a programação é aberta ao público e gratuita!

Cada roda de samba vai contar com um convidado especial. Xande de Pilares, Mariene de Castro, Leandro Sapucahy, João Bosco, Nei Lopes e Pretinho da Serrinha, grandes nomes do samba, já estão confirmados para a virada.

Para os visitantes que querem conhecer mais sobre a história do samba, uma exposição de icônicas de capas de disco de samba, assinadas pelo gráfico e jornalista Elifas Andreato, vai acontecer no metrô Carioca. O profissional é responsável pela ilustração e criação de inúmeras famosas encadernações.

Além das rodas de samba, os bambas das antigas marcam presença para contar um pouco da história do samba

Além das rodas de samba, os bambas marcam presença para contar um pouco da história do samba

“Durante todo este ano fizemos questão de dedicar nossas ações e campanhas para homenagear o centenário do samba e aqueles que não o deixam morrer. A segunda edição do Batuque da BOA é o nosso presente aos 100 anos de samba, por isso nos dedicamos em organizar dois dias de festa, com uma programação totalmente gratuita, para que todos sintam o coração batucar durante 48 horas”, comentou Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Antarctica.

Não vai perder essa chance de cair no samba e tomar uma gelada, não é mesmo? Por ser 0800, o limite é a lotação dos espaços, então não marque bobeira! Confira já a programação completa do “Batuque da Boa”.