Brasil terá Centro para comandar aeroportos durante Copa das Confederações

Publicado em 19 de abril de 2013 às 14:58

De 12 de junho a 3 de julho, o Brasil terá um Centro de Comando e Controle Nacional instalado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro. O local, que vai funcionar 24 horas por dia, irá integrar todos os órgãos de serviços públicos nos aeroportos, companhias aéreas e operadores aeroportuários.

A medida faz parte de um plano de segurança para o setor aéreo brasileiro, aprovado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) nessa quinta-feira (19). O foco das ações é a Copa das Confederações. O evento, realizado de 15 a 30 de junho, vai trazer ao país milhares de visitantes – Chefes de Estado, delegações, seleções de futebol e turistas internacionais e domésticos.

O Centro de Comando vai acompanhar todas as operações aeroportuárias, desde a entrada no espaço aéreo brasileiro, passando pelas operações de pouso, decolagem e estacionamento das aeronaves até o tratamento dos passageiros nos aeroportos. Para garantir a eficiência das operações, simulados serão realizados para testar a recepção dos públicos.

O primeiro exercício ocorre em Belo Horizonte, dia 22 de abril, com a chegada da delegação do Chile para um amistoso com a seleção brasileira. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, a intenção é replicar, com a maior fidelidade possível, todas as etapas do processamento aeroportuário desse público, com a observação dos procedimentos específicos que serão aplicados durante a Copa.

Aumento de efetivo
Outra medida anunciada é o reforço de aproximadamente 77% das equipes dos órgãos públicos que atuam nos aeroportos, como Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a Conaero, a maior demanda ocorrerá nos aeroportos do Rio de Janeiro, que devem receber c erca de 47 mil passageiros para a final da Copa.

Rosalvo Streit
Agência CNT de Notícias