Comitê Rio 2016 realiza atividades culturais na cidade até Olimpíadas

Publicado em 10 de julho de 2015 às 16:38

Em agosto acontecem os primeiros eventos do programa de cultura Rio 2016, Celebra, que reunirão atividades gratuitas ao ar livre de música, artes visuais, artes cênicas, literatura, dança e arte popular por toda a cidade do Rio. O objetivo é valorizar o patrimônio cultural brasileiro com intervenções artísticas a partir do marco de um ano para os Jogos Olímpicos.

Entre os eventos programados estão festival de gastronomia de rua, uma mostra de filmes de esportes, um musical que conta a história da cidade-sede dos Jogos, o filme oficial dos Jogos Rio 2016, instalações e intervenções urbanas de artes visuais e literatura, uma linha do tempo digital da cultura brasileira, flashmobs e shows de música, dança, circo e teatro. Nomes como Nelson Motta, Vik Muniz, Sérgio Bloch, Antônio Urano, Carlito Azevedo, Luiz Antonio Simas e Breno Silveira participarão dos eventos.

“A cidade toda vai se transformar em um cenário vivo, um grande palco da nossa diversidade cultural. Estamos unindo esforços dos governos municipal, estadual e federal”, afirma a diretora de cultura do Comitê Rio 2016, Carla Camurati.

O programa já realizou duas intervenções de cultura no marco de 500 dias para os Jogos, uma para os Olímpicos, em que músicos da orquestra Johan Sebastian Rio, infiltrados na plateia do auditório do Comitê Rio 2016, tocaram clássicos brasileiros e outro para os Paraolímpicos, com um flashmob na orla de Copacabana.

Os Jogos Olímpicos 2016 acontecerão entre 5 e 21 de agosto de 2016, e os Paraolímpicos, entre 7 e 18 de setembro de 2016.