Ah… A Cidade Maravilhosa e os seus encantos!
Cheio de belezas naturais, o Rio de Janeiro é o destino certo para quem não abre mão de sol, praia, calor e muita diversão.
As atrações da cidade vão desde as paisagens mais belas do estado – e do mundo – até bairros descolados com bares e casas noturnas para lá de animadas. É difícil encontrar alguém que não se identifica com a atmosfera apaixonante da região.
E você? Já visitou o Rio de Janeiro? Ainda não? Temos uma solução para você!
Pensando nas pessoas que nunca conheceram a Cidade Maravilhosa, o “Pure Viagem” produziu roteiros de 3, 5 e 7 dias para os turistas que pretendem conhecê-la da melhor forma possível. Está esperando o que? Confira abaixo:
Rio de Janeiro em 3 dias!
Primeiro dia:
Se possível chegue cedo. Assim você poderá aproveitar mais a cidade, que tem muito a oferecer durante o dia. Comece por um cartão postal com muito sal e sol, e dê um mergulho nas águas da Praia de Copacabana. Pegue uma cor, alugue pranchas de stand up paddle e, claro, não deixe de tomar o tradicional mate de galão e comer um biscoito Globo.
Depois de uma manhã deliciosa a boa é aproveitar a proximidade e conhecer o Forte de Copacabana, ao final da praia. Você pode escolher entre a visita restrita, na qual você vai conhecer somente as áreas externas, e a completa, que inclui o interior do forte e o Museu histórico militar.
Para fechar o primeiro dia com chave de ouro, passe no hotel para tomar banho e vá curtir a noite no bairro da Lapa. Lá você vai encontrar bares, restaurantes e casas de show que tocam todos os ritmos e oferecem alternativas de todos os preços.
Segundo dia:
Depois de um dia animado, a boa é começar de leve. Vá até o Parque Lage para admirar uma vida verde repleta de harmonia e ainda degustar um café da manhã delicioso. Como você já vai estar por lá, dê uma passada no Jardim Botânico, que fica bem pertinho. A paz do lugar é a escolha certa para começar o dia cheio de boas vibrações.
À tarde, que tal conhecer o Cristo Redentor? A estátua art déco que retrata Jesus Cristo está situada no topo do morro do Corcovado, a nada menos que 709 metros de altura acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2012, o monumento proporciona aos visitantes uma vista espetacular para grande parte da cidade.
Para finalizar, você pode optar por programas como as inúmeras casas noturnas da Zona Sul, os bares alternativos do Centro, os pubs animados de Copacabana ou as praças que costumam ficar cheias de gente, como a São Salvador, em Laranjeiras, ou o Baixo Gávea, na Gávea.
Terceiro dia:
Se você só tem três dias no Rio, este precisa ser inesquecível. Acorde bem cedo para chegar na Pedra Bonita antes do sol. A subida é no bairro de São Conrado, no mesmo local onde as pessoas saltam de asa delta. A melhor opção é ir até o ponto de partida da trilha de carro, mas se você não tiver um, não se preocupe. É possível ir de ônibus até certa parte e depois enfrentar uma subida a pé, ou pegar um táxi até onde você deixaria seu carro.
A trilha até o topo leva cerca de 40 minutos. Do alto, a vista é de tirar o fôlego! Depois de se aventurar por aqui, o próximo passo é pensar na possibilidade de escalar a Pedra a Gávea, mas essa é melhor deixar para a próxima viagem!
Depois desse passeio você provavelmente vai estar morto de cansaço. Por isso a dica é acabar o dia em um passeio leve, mas indispensável para quem visita a cidade. Siga para o Pão de Açúcar. Localizado na Urca, o teleférico turístico é uma maiores atrações da cidade e liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar. Nem preciso falar que a vista de lá também é incrível, né?
Rio de Janeiro em 5 dias!
Quarto dia:
Você já conheceu a Praia de Copacabana, mas sabia que o Rio de Janeiro tem outras faixas de areia bem diferentes para oferecer? Do outro lado da cidade, próximo ao bairro do Recreio dos Bandeirantes, praias como Reserva, Grumari e Prainha estão à sua espera. Vazias e isoladas, essas praias podem ser a opção perfeita para quem quer paz na hora de pegar sol. Além disso, se você surfa, as melhores ondas e condições no geral estão aqui.
À tarde a boa é curtir um pôr do sol na Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre quiosques, parcão (com muitos cachorros fofos) e gramados, você pode admirar esse espetáculo da natureza tomando uma água de coco, a bordo de um pedalinho, pedalando em cima de uma bicicleta ou simplesmente caminhando pela pista. Nada mal, hein?
Para finalizar o dia, que tal uma noite animada? Para isso vá até o Mirante do Arvrão, no alto do Morro do Vidigal. O local, que na verdade é um hostel, celebra algumas das festas mais animadas da cidade.
Quinto dia:
Como o que não falta no Rio são paisagens maravilhosas, vamos explorar mais lugares com vistas espetaculares. Reserve o começo do seu quinto dia para conhecer o Mirante Dona Marta. O acesso é feito de carro pela Estrada das Paineiras. De lá você vai ver o Pão de Açúcar, o Maracanã, a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor.
Independente de você gostar ou não de futebol, o Maracanã é digno de estar no seu roteiro pelo Rio de Janeiro. O Estádio Jornalista Mário Filho oferece tour guiado das 9 às 17h, com duração de aproximadamente 50 minutos. Você vai conhecer o campo, vestiário e muito mais do estádio onde alguns dos maiores nomes do futebol mundial jogaram.
Rio de Janeiro em 7 dias!
Sexto dia:
Já vimos paisagens deslumbrantes de diversos ângulos da cidade e já curtimos a programação noturna do Rio. Que tal incluir um pouco de cultura no roteiro? Para isso você pode ir em uma das instituições culturais da Cidade Maravilhosa. CCBB, Instituto Moreira Sales, Museu do Amanhã, Casa de Cultura Laura Alvim e Caixa Cultural são alguns desses locais. Basta ver a programação de quando você estiver por aqui e aproveitar que a maioria tem entrada gratuita.
E é claro que você não pode deixar de admirar um pôr do sol nas Pedras do Arpoador. Compre uma água de coco em um quiosque próximo e se junte à multidão para aplaudir um dos maiores espetáculos da natureza. À noite, dê uma conferida na programação do Teatro Municipal para conhecer a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.
Sétimo dia:
Para fechar sua viagem com chave de ouro, que tal um passeio de barco pelas Ilhas Cagarras? Você pode sair do Marina ou da Praia de Copacabana em um barco com motorista. Saia cedo para passar o dia curtindo. Entre paradas para mergulho, explicações sobre os lugares e muito sol, sua volta para casa depois disso vai ficar ainda mais difícil. *As informações são do site “Pure Viagem”.