Publicado em 15 de outubro de 2012 às 16:45

Rio de Janeiro

Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo, como já disse Gilberto Gil. E tem tudo para ficar ainda mais lindo. Além das belezas naturais evidentes, a cidade merece destaque em outro aspecto: sua gente. O carioca é um povo diferente. O Rio de Janeiro tem bom humor e você se sente em casa assim que pisa na terra abençoada pelo Cristo Redentor. Também, com tamanha beleza é dificil não rir a tôa e ficar de bem com a vida, já cantavam os gênios da Bossa Nova, que também teve seu nascimento nesta cidade.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Além dos clássicos pontos turísticos – todos imperdíveis! -, a cidade oferece tudo que você quiser e mais um pouco. Em termos de diversão, o Rio está entre as cidades brasileiras com maior variedade de lugares e programas, sem falar do Carnaval, que é um dos principais marcos nacionais. A cidade, que já foi a capital do Brasil, hoje se prepara para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e sede oficial dos Jogos Olímpicos de 2016. Muita coisa vai mudar por lá… e pra melhor, obviamente!

Não perca!

Pão de Açúcar

O bondinho leva ao alto do Pão de Açúcar, de onde se avistam a Baía da Guanabara, a orla do Rio de Janeiro e marcos geográficos como a Pedra da Gávea, o morro Dois Irmãos e o Corcovado. Avenida Pasteur, 520, Urca.

Morro do Corcovado

O Cristo Redentor, grande símbolo da cidade – e recentemente eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno –, fica a 710 m do nível do mar. Há dois acessos ao monumento: de vans ou de trem. A subida de trenzinho, que leva 20 min, permite conhecer a Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada por Dom Pedro II em 1884, e o contato com a Mata Atlântica. Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho.

Lapa

Os Arcos da Lapa, com 64 m de altura e 270 m de comprimento, integravam um aqueduto erguido em 1750. Além da beleza da arquitetura, desde 1896 funciona como viaduto para os bondinhos de Santa Teresa. Os Arcos são o atrativo mais famoso, mas a Lapa abriga ainda o Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, símbolos do Rio Antigo. Desde a década de 1950, a Lapa é ponto de referência na vida cultural e noturna do Rio. Um dos gêneros mais apreciados pelos freqüentadores é o samba de raiz, que reúne sambistas da velha guarda e da nova geração em animadas rodas boêmias.

Praias

Algumas das mais belas e famosas praias do mundo estão no Rio de Janeiro. Para tirar fotos ou tomar uma água de coco apreciando a vista do Morro da Urca, as paradas são o Aterro do Flamengo e a Enseada do Botafogo. Seguindo a orla sul, chegase ao Leme e a Copacabana, com seu extenso e movimentado calçadão. A praia mais cantada em versos é a de Ipanema. No seu canto esquerdo fica o Arpoador, tradicional reduto jovem e um dos berços do surfe no Brasil. A praia do Leblon, cenário preferido das novelas da Rede Globo, tem várias casas de sucos e botequins. A última praia da Zona Sul é São Conrado. Bem perto fica a famosa Praia do Pepino, lugar de gente bonita e local de pouso de asas-delta e parapentes. A Barra da Tijuca, na região Oeste do Rio, é uma das praias urbanas mais extensas do país, com espaço para caminhadas, ciclovia e quiosques que lembram Miami. Mais adiante ficam o Recreio dos Bandeirantes e a Prainha, com ondas fortes que atraem os surfistas. Já nos limites da cidade do Rio fica Grumari, dentro de uma área de preservação ambiental, cercada por costões e morros com vegetação de restinga.

Jardim Botânico

Criado por Dom João VI em 1808, reúne 8 mil espécies de flores e plantas do Brasil e do mundo. Há palmeiras imperiais da época da fundação. Rua Jardim Botânico, com acesso apenas para pedestres no número 920 e para veículos e pedestres no número 1008.

Estádio do Maracanã

Considerado por muitos amantes do futebol o “Templo dos Deuses”, é um dos maiores estádios do mundo. Foi construído em 1950 para sediar a Copa do Mundo, e projetado para receber 166.369 pessoas. Hoje, depois de algumas reformas, comporta um público de 87.630. O acesso é feito pela Rua Professor Eurico Rabelo, portão 16.

Fonte: MTur