7 coisas para saber antes de passar o Réveillon 2017 em Copacabana

Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 16:48

Adeus Ano Velho. Feliz Ano Novo!

Em poucos dias, esse sentimento embalará milhares, e milhares, de pessoas ao redor do mundo. E aqui no Brasil, se tem um destino que é famoso pela sua virada de ano é, claro, o Rio de Janeiro.

Não dá para negar: o Réveillon de Copacabana é a maior festa de Ano Novo do país! Há quem diga que todo mundo tem de passar um Réveillon no Rio de Janeiro, pelo menos, uma vez na vida.

O clima de festa, a descontração, a animação e as deliciosas temperaturas fazem da virada carioca um fenômeno mundial.

copacabana2

Dá para acreditar que já fazem mais de 20 anos que o Réveillon de Copacabana é considerado uma das festas mais bonitas do planeta? E em 2017 não será diferente!

A grande atração da praia de Copacabana será o trio Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, com o show “O Grande Encontro: 20 anos“. Além disso, o ator Léo Jaime será o mestre de cerimônia e fará a contagem regressiva.

Dicas para curtir o Réveillon em Copacabana

copacabana3

Caso você se pergunte o porquê de cerca de dois milhões de pessoas ocuparem as areias de Copacabana todos os anos, a resposta é simples: os fogos! Sim, o espetáculo da queima de fogos de artifício, as belezas do Rio de Janeiro ao redor, o clima quente e a animação dos milhares foliões fazem da celebração uma das únicas no mundo. Daqui uns dias, serão 12 minutos de fogos, em 11 balsas.

Mas, claro, todo o cuidado é pouco! Ademais, é preciso uma certa programação para encarar as longas horas de festas. Confira algumas dicas para aproveitar o Réveillon em Copacabana:

Vá de metrô

Já pensou se todo mundo quiser pegar um táxi na hora de ir embora? Certamente não será tarefa fácil conseguir um pelas ruas. Já de carro próprio, conseguir um estacionamento será outro caos.
Então, a forma mais conveniente e segura de chegar à praia é de metrô, que funciona com trens mais frequentes durante toda a noite. As vendas dos cartões especiais do MetrôRio para o Réveillon 2017 começaram na última segunda feira (12).

Onde ficar

A festa do Réveillon em Copacabana 2017 vai contar com dois grandes palcos montados na areia. O principal fica em frente ao Copacabana Palace (próximo à estação Cardeal Arcoverde do metrô). Já o outro fica na altura da Rua Santa Clara (mais próxima da estação Siqueira Campos). Vale lembrar que nesses dois pontos é onde se concentra a maior parte da multidão, se quiser um pouco mais de sossego – se é que é possível –  evite esses palcos.

Onde comer e beber

Ih, a fome bateu? Quiosques, bares e restaurantes de Copacabana costumam fazer pacotes especiais para a noite de réveillon, com comida e bebida liberada a noite toda e acesso livre pra quem quiser ir e voltar da festa na areia. No entanto, não são nada baratos! O mais comum é o bom e velho “isoporzinho” de praia! Inúmeras pessoas preferem levar a sua própria bebida – e até alguns snacks – para a areia. Assim, dá para aproveitar o show e não gastar muito.

Banheiros

Depois de tanto espumante (ou cervejinha), a bexiga certamente vai apertar. Desespero? Corre para o mar? Calma, há vários banheiros químicos espalhados pela praia – ainda que tenham filas. Alguns bares e restaurantes perto da praia permitem o uso dos banheiros, mas, talvez, exijam um pagamento.

Atenção!

O policiamento é, sim, intensificado durante a festa, mas estar atento nunca é demais. A melhor coisa é evitar sair de casa com itens chamativos, como jóias, relógios, câmeras profissionais e smartphones. Carregue também dinheiro trocado, para facilitar os pagamentos e evitar o manuseio de notas altas na praia.

Pronto Socorro e Atendimento Médico

Cinco postos de atendimento médico na praia de Copacabana na festa de Réveillon funcionando das 17:30 do dia 31 até final da festa. Os atendimentos ocorrerão na Avenida Princesa Isabel, Praça do Lido, Rua República do Peru, Rua Santa Clara e Rua Xavier da Silveira.

Bloqueio do trânsito em Copacabana

“Os moradores só poderão entrar em Copacabana até às 18h (no dia 31). Há três anos fazemos esse tipo de esquema, já que o público circulando nas ruas é muito grande e queremos evitar o risco de acidentes e atropelamentos. O tráfego só volta a ser liberado na ruas do bairro às 5h do dia 1°. Sendo que a Avenida Atlântica só será liberada às 19h do dia 1º, quando termina o esquema especial do réveillon”, comentou Antônio Pedro Figueira de Mello, Secretário Municipal de Turismo. *As informações são do “Momondo” e “Copacabana.com”.

Paisagem do Rio de Janeiro é considerada Patrimônio da Unesco

O Cristo Redentor é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno

O Cristo Redentor é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno

Pela primeira vez, uma paisagem cultural urbana foi considerada Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). E o horizonte em questão encontra-se em solos brasileiros, mais especificamente em umas das cidades mais bela do mundo – claro que estamos falando do Rio de Janeiro!

A cerimônia de entrega do certificado foi realizada aos pés do Cristo Redentor, um dos pontos turístico mais visitados do município, com a presença de Kátia Bogéa, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipan), Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Patrícia Reis, coordenadora de cultura da Unesco Brasil, segundo noticiou o “Folha de S. Paulo”.