Aeroporto do Galeão forma primeira turma de bombeiros

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 15:56

A primeira equipe de bombeiros civis do aeroporto do Galeão acaba de concluir uma capacitação de 40 dias voltada especificamente para a atuação em aeroportos. A turma era composta por 90 profissionais que já possuíam formação na área de Salvamento e Combate a Incêndio.

A conclusão do curso, que aconteceu na última quinta-feira (12), foi marcada por uma Simulação de Salvamento e Combate a Incêndio, onde, através da simulação de uma situação real de emergência, avaliou-se a capacidade operacional dos formandos.

 

 

Este curso, conhecido como Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo (FTBA), acaba de ser concluído também pela equipe de bombeiros civis do aeroporto de São José dos Campos (SP).

Além da FTBA, os bombeiros também devem realizar o Curso de Operação de Carros Contra Incêndio (CCI), que capacita o profissional a guiar veículos utilizados em operações para combate a incêndio, e o Curso de Aperfeiçoamento Técnico de Bombeiros de Aeródromo (Ateba), onde são refinados os conhecimentos de profissionais que já atuam na Seção Contra Incêndio dos aeroportos.

O FTBA, o CCI e o Ateba são oferecidos pela Infraero, que é a única empresa autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a ministrá-los em território nacional. Sua principal função é manter o alto nível de segurança operacional exigido nos aeroportos administrados pela estatal.