O estado do Rio de Janeiro oferece uma grande variedade de praias com águas claras e incrível fauna. Para os amantes do mergulho ou para quem gosta de observar as belezas da natureza, o estado oferece muitas opções. Separamos aqui alguns dos melhores lugares para se mergulhar.
Arraial do Cabo
A cidade localizada a 180km da cidade do Rio de Janeiro tem muitos pontos de mergulho, com diversidade única. Nas águas que banham a cidade é possível encontrar tartarugas, arraias, e até, em algumas épocas do ano, baleias, cardumes de golfinhos e pinguins pela costa. Para quem quer aprender, também há operadoras e escolas de mergulho.
A temperatura da água varia entre 15o e 22oC, sendo que, em algumas épocas pode chegar a 9oC. É indicado mergulhar com roupa grossa de neoprene.
Pontos de mergulho na cidade:
Praia dos Anjos – é lá que se encontram grande parte das operadoras de mergulho da cidade. Acontecem até casamentos debaixo do mar. Há disponíveis cursos de mergulho e é de lá que saem várias embarcações e escunas para passeio.
Enseada das paredes – grandes fendas e passagem de peixes grandes, com profundidade de mergulho entre 20 e 40 metros.
Oratório – com muitas tocas, é possível observar peixes de fundo do mar. Profundidade entre 18 e 36 metros.
Ponta dos Ferreiros – muitas correntezas, profundidade de mergulho entre 18 e 38 metros.
Ponta da Jararaca – lá aconteceu um naufrágio e há pedaços do barco visíveis espalhados pelo fundo, é possível encontrar também lagostas, moréias e mangagás. Profundidade de mergulho entre 12 e 18 metros.
Saco do Cherne – grande variedade de animais, bom para iniciantes e para tirar fotos. Profundidade entre 9 e 16 metros.
Saco do Anequim – peixes de passagem e possibilidade de observar gorgonias, profundidade entre 9 e 20 metros.
Praia do Pontal do Atalaia, Praia Grande e Prainha – indicadas para Snorkeling, é possível encontrar tartarugas, arraias e moreias, as praias são mais movimentadas e têm baixa profundidade.
Praia Vermelha
Localizada na capital do Rio de Janeiro, a praia é ideal para mergulhos noturnos. O local é tranquilo e conta com estacionamento. O mergulho é feito com saída da própria praia, não é necessário pegar barco. A temperatura da água varia entre 18o e 24oC, e é possível encontrar anêmonas, polvos, e grande variedade de peixes. A profundidade varia entre 2 e 10 metros e a visibilidade, entre 2 e 8 metros.
Búzios
A região de Buzios tem vida marinha abundante e duas ilhas com saídas para mergulho.
Ilha de Âncora
Considerada o melhor ponto de mergulho da região, há grande fauna marinha, com peixes ornamentais, arraias, além de grandes rochedos. Nos mergulhos noturnos é possível avistar também tartarugas. A ilha é ótima para filmagens e fotografias debaixo d’água. A profundidade de mergulho varia entre 6 e 22 metros na parte voltada ao interior e chega a 60 metros na face voltada para o mar. Há três pontos principais de mergulho: Enseada do Badejo, Ponta Leste e Lado de Fora.
Ilha de Gravatás
A Ilha rodeada por rochedos e tocas é mais próxima da cidade do que a de Arraiás, mas conta com menos vida marinha. É indicada para mergulhadores básicos e é possível encontrar tartarugas e arraias. Do lado Sul a vida marinha é mais intensa, com profundidade entre 12 e 36 metros, e do lado Norte, há fundo de pedras e formações interessantes e vida marinha regular. A profundidade de mergulho varia entre 12 e 24 metros.
Paraty
A cidade que traz incrível cenário histórico e arquitetura colonial conta com muitas opções e pontos para mergulho. Lá acontecem os chamados “batismos” dos cursos de mergulho.
Pontos de mergulho
Ilha Comprida – na ilha é possível fazer mergulhos com profundidade de até 10 metros. É muito visitada para a prática de snorkeling, pois há muitos peixes que nadam perto da superfície.
Ilha Deserta – a ilha é a mais afastada de Paraty, há muitos túneis, e passagens estreitas. Há grande diversidade de crustáceos, moreias e cavalos marinhos.
Ilha dos Cocos – a ilha é de difícil acesso mas suas água são mais limpas do que nas outras. Há uma caverna na parte de mergulho e é possível encontrar polvos e cultivo de mariscos.
Próximos a Paraty há também Ilha dos Ganchos, Ilha dos Meros, Ilha dos Ratos, Ilhote dos Meros, Laje dos Meros e Parcel dos Meros.