10 coisas que você tem que fazer no Rio de Janeiro

Publicado em 5 de agosto de 2016 às 17:56

Por um acaso, você reparou que dia é hoje?

Sim, nesta sexta-feira (5) começa, oficialmente, os Jogos Olímpicos 2016!

Depois de quase sete anos de espera desde o anúncio, finalmente o Rio de Janeiro está pronto para receber o maior evento esportivo do mundo, sendo o primeiro município da América do Sul.

A cerimônia de abertura promete agitar ainda mais a Cidade Maravilhosa. Às 20h (horário de Brasília), o estádio do Maracanã receberá os shows de boas-vindas. Os detalhes, lógico, estão sendo guardados em sete chaves, mas tudo indica que Pelé terá a honra de acender a pira olímpica.

E você, já escolheu onde irá assistir a abertura? Confira 13 bares e restaurantes para acompanhar tanto a primeira apresentação quantos as disputas olímpicas.

Pensando em ajudar todos os turistas que estão na região pela primeira vez, separamos algumas dicas de atividades que todo mundo deve fazer no Rio de Janeiro, pelo menos uma vez na vida, já que elas fazem parte da cultura de todo e qualquer carioca. Está esperando o que? Pegue o seu Biscoito Globo e o seu Mate e vem conferir!

ADMIRAR A VISTA DO PARQUE DAS RUÍNAS

parque-das-ruinas-2

Hoje um importante centro cultural em Santa Teresa, o Parque das Ruínas foi residência Laurinda Santos Lobo, que foi importante ativista pelos direitos da mulher. O complexo arquitetônico foi um dos destaques da Belle Époque carioca, em meados de 1900 e frequentado por nomes importantes como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. A vista panorâmica rende fotos de diversos pontos do Rio, como a Baía de Guanabara e o Centro da Cidade.

Onde: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

CURTIR UM SHOW NO CIRCO VOADOR

circo-voador-casa-de-show-no-rio-de-janeiro-rj

Uma das mais importantes casas de show do Rio de Janeiro, o Circo Voador tem o palco voltado para os Arcos da Lapa e capacidade para receber até 2.000 pessoas. Por lá, já passaram apresentações históricas, tanto nacionais quanto internacionais.

Onde: Rua dos Arcos, s/n – Lapa

ASSISTIR AO SOL NASCER NO GRUMARI

grumari-visit-rio

Uma das mais bonitas praias do Rio, fica próxima à Prainha e mantém as características de praia selvagem, com muito verde e rochas. Também é frequentada por surfistas, como sua vizinha, tem uma faixa de areia de cerca de 2,5km. A dica é chegar bem cedo para conseguir estacionar. Aos fins de semana, fica bem cheia depois das 9h. No canto esquerdo, fica Abricó, a praia de nudismo.

Como chegar

  • De carro: Pela Barra da Tijuca, seguir em direção ao Grumari, via avenida Estado da Guanabara.
  • De ônibus: Pela empresa Surf Bus, que sai do Largo do Machado e percorre a orla até a Prainha, a última parada. Ônibus especial para até 30 surfistas – com acomodação para 12 pranchões, 15 bodyboards e 20 pranchinhas – que circula das 7h às 19h e tem guias trilingues. O Surfbus tem 4 horários de saída do Largo do Machado em direção à Prainha, e 4 horários no sentido inverso (última saída da Prainha é às 17:30).

DANÇAR O CHARME NO VIADUTO DE MADUREIRA

bailecharme

O baile charme mais tradicional do Rio comemorou recentemente 26 anos. O som é comandado pelos DJs residentes Fernandinho, Guto, Michell, Emekay e Xokolaty, e sempre rola uns convidados pra lá de especiais. Acontece todos os sábados.

Onde: Viaduto Negrão de Lima – Madureira

BEBER UM CHOPE NO JOBI

rio-de-janeiro-dicas-guia-ffw-isabela-capeto-jobi

Outro reduto da boemia carioca é o Jobi, em atividade desde 1956. Com um dos chopes mais famosos da cidade, a faixa etária do público é um pouco maior que os bares da Lapa e Baixo Botafogo, por exemplo. Vale a pena pedir um bolinho de bacalhau, com azeite português e pimenta, ou a rã à dorê. É um dos bares de estimação!

Onde: Avenida Ataulfo de Paiva, 1166. Loja B – Leblon

BEBER MATE GELADO E COMER BISCOITO GLOBO NA PRAIA

jerome-04

Dois patrimônios cariocas, o mate gelado, vendido no galão, e o biscoito de polvilho da marca Globo, são os mais vendidos nas areias. A única dúvida que sobra é se prefere do saquinho doce ou salgado.

BEBER UMA CERVEJA NA MURETA DA URCA

bar-urca

É uma tradição carioca pedir uma cerveja no Bar Urca, além de petiscos como as empadinhas e pasteis, e ficar contemplando aquela paisagem maravilhosa. Ninguém vê o tempo passar quando se está na mureta.

Onde: Rua Cândido Gaffrèe, 205 – Urca

VISITAR A FLORESTA DA TIJUCA

floresta-da-tijuca-mathieu-marquer

A maior floresta urbana – replantada pelo homem – no mundo, oficialmente Parque Nacional da Tijuca, abriga espécies da fauna e flora brasileira originalmente vistos apenas na Mata Atlântica. São várias atrações como Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e o Açude da Solidão.

Onde: Estrada da Cascatinha, 850 – Floresta da Tijuca

TOMAR CAFÉ DA MANHÃ NA CONFEITARIA COLOMBO

confeitaria-colombo

Inaugurada em 1894, a Colombo é uma das mais tradicionais do Brasil e símbolo da belle époque carioca. O cardápio atraente faz par com a decoração art nouveau e encanta gerações.

Onde: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro

VER UM FILME NO CINE ODEON

almost-locals-rio-cine-odeon

É o mais antigo cinema de rua do Rio de Janeiro em atividade. Fica localizado na Cinelândia, uma parte do Centro que já foi dominada por salas de cinema. Reaberto recentemente, o Odeon foi inaugurado em 1926 e recebe grandes festivais como o Anima Mundi e o Festival do Rio.

Onde: Praça Floriano, 7 – Centro *As informações são do “Guia Mais”.