Final da Copa das Confederações terá operação especial de transporte

Publicado em 28 de junho de 2013 às 15:19

Neste domingo (30), quando ocorre a partida entre Brasil e Espanha, decisão final da Copa das Confederações, a Prefeitura do Rio de Janeiro monta esquema especial de trânsito, transporte e operação em toda região próxima ao estádio do Maracanã.

A operação começa às 17h de sábado, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento, e tem previsão de término às 23h no domingo, com o restabelecimento do trânsito em condições habituais em toda a região impactada.

A partir de 42 câmeras, toda a área do evento será monitorada pelo Centro de Operações Rio (COR). Assim, técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) poderão implantar ajustes na programação dos semáforos para garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno.

Toda a operação contará com 735 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados também 40 veículos operacionais e 45 motocicletas para monitoramento e rápido deslocamento em caso de necessidade. Serão utilizados 37 painéis de mensagens variáveis, que vão informar alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego. Além disso, 10 reboques serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

Metrô e trem

Nas ruas próximas ao estádio, não será permitido o estacionamento de veículos e não haverá transporte especial. Portanto, a prefeitura orienta a utilização de metrô e trem para a chegada ao Maracanã. Nesses casos, a passagem será gratuita a partir das 15h, mediante apresentação do ingresso da partida.

A gratuidade para a saída do estádio será válida apenas nas estações de metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida e na estação de trem de São Cristóvão, também mediante a apresentação do ingresso.

Para quem optar pelo metrô, deve atentar para as entradas no estádio. Os portadores de ingressos para as entradas A, B e C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) devem utilizar preferencialmente a Estação Maracanã. Para quem for para a entrada D (rampa do Bellini), deve sair na Estação São Francisco Xavier. Para as entradas E e F (Rua Mata Machado), a parada deve ser na Estação São Cristóvão.

Para quem preferir ir de trem, o desembarque deverá ser feito na Estação São Cristóvão (a Estação Maracanã da Supervia estará fechada).

Ônibus

No caso dos ônibus, as linhas que atendem o entorno do Maracanã sofrem alterações das 15h às 23h. As 53 linhas dos Consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz terão desvios para garantir acesso aos pedestres e fluxo operacional do evento (para saber quais são os desvios, acesse a página).

Como chegar ao Maracanã

Da Zona Sul, o passageiro deve seguir de metrô até a estação indicada conforme cor do ingresso. Da Zona Norte, ele deve fazer a mesma orientação, mas outra opção é utilizar o trem e desembarcar na Estação São Cristóvão.

Da Barra da Tijuca, a partir das 11h, a linha circular de ônibus Orla x Alvorada percorre a Orla da Barra até o Terminal Alvorada, onde o passageiro deve embarcar na linha de ônibus 614 com destino à Estação de Metrô Del Castilho. O usuário deve, então, seguir de metrô até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

De Jacarepaguá, o torcedor deve embarcar nas linhas 610, 611 ou 613 com destino à Estação de Metrô Del Castilho, de onde deve seguir de metrô até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

Da Zona Oeste, a recomendação é utilizar o trem, que parte da Estação Santa Cruz, sentido Central do Brasil, e desembarcar na Estação de Trem de São Cristóvão. Uma alternativa é pegar o ônibus do BRT Transoeste, que sai do Terminal Santa Cruz e segue até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. No terminal, o passageiro deve embarcar na linha 614 com destino à Estação de Metrô Del Castilho e seguir de metrô até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

Da Central do Brasil, os trens partem com destino à Estação de São Cristóvão, assim como o metrô.

Do Aeroporto Santos Dumont, a orientação é embarcar na linha especial de ônibus Santos Dumont x Cinelândia e desembarcar no ponto em frente à Estação de Metrô Cinelândia, de onde deve seguir de metrô até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

Do Aeroporto Internacional do Galeão – Antonio Carlos Jobim, o passageiro deve embarcar na linha especial Galeão x Del Castilho com destino à Estação de Metrô Del Castilho e seguir de metrô até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

Da Rodoviária, no Terminal Padre Henrique Otte, o usuário deve embarcar na linha de ônibus 133, desembarcar no ponto em frente à estação de Metrô Estácio e seguir de metrô até a Estação São Francisco Xavier.

Com informações da Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro

Agência CNT de Notícias