10 curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos 2016

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 17:44

Falta pouco para o espírito olímpico invadir a Cidade Maravilhosa novamente!

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam na próxima quarta-feira (7), com mais de quatro mil atletas de 160 países diferentes, que competirão em 528 provas de 23 modalidades esportivas até o dia 18 de setembro.

Até o momento, o espetáculo já vendeu 1,5 milhão de ingressos, marca histórica para o evento. No entanto, ainda está disponível cerca de um milhão de entradas para os turistas de todo o mundo e os cariocas.

Tom, mascote das Paralimpíadas, a direita, representa a flora brasileira

Tom, mascote das Paralimpíadas, a direita, representa a flora brasileira

Poucos sabem, mas a paralimpíada nasceu a partir disputas esportivas realizadas com militares feridos da Segunda Guerra Mundial. Ludwig Guttmann, neurologia alemão, é considerado o pai do evento, já que foi dele a ideia de promover as provas entre veteranos de guerra com lesão na medula espinhal. E somente 18 anos depois, em Seul, na Coreia do Sul, que a competição paralímpica aconteceu no mesmo local que uma Olimpíada.

Após saber o que será alterado das Olimpíadas para as Paralimpíadas, que tal conhecer mais curiosidades que rondam o maior evento esportivo que envolve pessoas com algum tipo de deficiência? Veja 10 delas abaixo:

  1. As Paralimpíadas 2016 marcam a 16ª edição do evento. A primeira edição oficial dos jogos aconteceu em 1960, em Roma.
  2. Assim como nas Olimpíadas, também haverá uma delegação representando os atletas refugiados.
  3. Serão distribuídas 264 medalhas masculinas, 226 femininas e 38 mistas.
  4. As modalidades são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goaball, halterofilismo, hipismo, judo, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.
  5. Os esportes adaptados na versão paralímpica são: basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5 e de 7, rugby de cadeiras de rodas, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
  6. Já as competições que acontecem de forma tradicional, podem contar com algumas diferenças: corredores cegos participam com guias, por exemplo, enquanto a bola no futebol conta com um guizo, para que os jogadores possam seguí-la por meio do som.
  7. São esportes exclusivos dos Jogos Paralímpicos: bocha e goalball.
  8. É a primeira vez que o Brasil terá representantes em todas as modalidades , e também com a maior delegação de sua história – 278 atletas.
  9. A tocha paralímpica segue o mesmo padrão utilizado na tocha olímpica, entretanto, com algumas inscrições em braile.
  10. Tom, o mascote das Paralimpíadas 2016, representa a flora brasileira. *As informações foram retiradas do “Guia Mais”.