Lanchonetes de aeroportos com preços controlados recebem cardápios em braille

Publicado em 25 de fevereiro de 2014 às 15:30

A Infraero disponibilizou neste mês de fevereiro novos cardápios, confeccionados em braille, para as lanchonetes com preços controlados em diversos aeroportos. A iniciativa cobre os estabelecimentos disponíveis nos terminais de Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR) e Joinville (SC), sendo que os itens foram enviados para os aeroportos na primeira quinzena do mês.

Os novos menus fazem parte das iniciativas previstas pela campanha “Lanche Popular”, iniciada pela Infraero em janeiro para padronizar a identidade visual das lanchonetes com preços controlados e facilitar o acesso dos usuários a esses estabelecimentos.

Entre outras ações definidas pela campanha, estão a instalação de placas e bandeiras identificando as lojas e banners informativos dispostos em áreas de alta visibilidade nos aeroportos que contam com as lanchonetes. Dentro da campanha, a Infraero planeja ainda iniciar a veiculação de dois vídeos de divulgação nos monitores do Sistema Informativo de Voos (SIV) dos aeroportos.

O superintendente de Negócios Comerciais da Infraero, Claiton Resende Faria, destacou a importância da iniciativa. “A confecção dos cardápios em braille facilita o acesso de usuários com deficiência visual às lanchonetes com preços controlados. É uma medida que enfatiza o caráter inclusivo dos estabelecimentos”, disse.

Lanchonetes com preços controlados

As lanchonetes com preços controlados são lojas que oferecem uma lista de 15 produtos com preços mais acessíveis, definidos pela Infraero por pesquisas feitas nos mercados locais. A empresa implantou o primeiro estabelecimento da Rede com a proposta em julho de 2012, no Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena. A meta é oferecer uma opção de alimentação mais acessível aos usuários dos aeroportos da Infraero e estimular a competição nos mixes comerciais dos terminais administrados pela estatal.

O planejamento da Infraero prevê que todos os aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 recebam lanchonetes com preços controlados. Outros terminais da Rede também poderão abrir processos licitatórios para implantar a iniciativa de acordo com o planejamento do mix comercial no aeroporto.

Fonte: Infraero