Infraero entrega melhorias nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 10:00
Aeroporto Santos Dumont

Obras no Aeroporto Santos Dumon (Foto: Divulgação/Infraero)

A Infraero entregou nas últimas semanas etapas de melhorias importantes para os aeroportos Santos Dumont e do Galeão, ambos no Rio de Janeiro (RJ). Uma delas é a conclusão da primeira fase da obra de reconstrução do pátio de aeronaves do Santos Dumont, na segunda metade de setembro. Nessa etapa, uma área de 13.947 m², onde se encontram duas posições remotas e uma ponte de embarque, recebeu um novo sistema de drenagem e sinalização horizontal, além de uma fundação reforçada com estruturas mais resistentes. Com isto, já foram iniciados os serviços da segunda fase da obra, que se encontra na etapa de corte e demolição do pavimento.

A reforma, iniciada em abril deste ano com investimentos de R$ 32,87 milhões, vai revitalizar todo o pátio de aeronaves, aprimorando o espaço para receber os aviões que operam no terminal. A previsão de conclusão das obras é julho de 2015 e a empresa responsável pelos serviços é a Alves Ribeiro S/A.

Os serviços serão executados numa área total de 73.813 m², contemplando todas as posições de estacionamento, e foram divididos em dez fases para manter a segurança e regularidade das operações de pouso e decolagem do terminal carioca. Além disso, a Infraero criou também duas posições remotas de estacionamento de aeronaves, localizadas na ala norte do pátio de aeronaves. “À medida que as reformas dos lotes forem concluídas, as posições já serão liberadas para as aeronaves de voos regulares. Esse fluxo compensa a interdição das posições em reformas”, explicou o superintendente do aeroporto, Aparecido Iberê da Oliveira.

Os serviços foram planejados para evitar interferências nas operações durante a realização de eventos como a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Rock in Rio. “Todos esses eventos foram recebidos com sucesso e as obras não afetaram o fluxo de embarques e desembarques do Santos Dumont”, afirmou Iberê.

A reconstrução do pátio de aeronaves do terminal carioca aprimorará a estrutura do espaço, tornando-o mais moderno e durável e reduzindo os custos de manutenção da área.

Galeão recebe novas escadas rolantes

Aeroporto do Galeão

Novas escadas rolantes no Aeroporto do Galeão (Foto: Divulgação/Infraero)

Outra melhoria entregue pela Infraero no Rio de Janeiro foi o conjunto de cinco novas escadas rolantes no saguão do terminal 1 do Aeroporto do Galeão. Os equipamentos foram liberados para uso na última quinta-feira (3/10) e ligam o estacionamento à praça de alimentação, passando pelos pisos de embarque e desembarque. Essas novas escadas se somam às cinco já entregues. Ao todo, R$ 13,4 milhões serão investidos pela Infraero em 58 novas escadas rolantes dos dois terminais.

Fonte: Infraero