Galeão se prepara para a Copa das Confederações

Publicado em 9 de maio de 2013 às 16:36

Foi realizado na terça-feira (7/5), na Base Aérea do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim (RJ), um exercício simulado para a recepção de delegações de futebol e convidados VIP (chefes de Estado e autoridades). A iniciativa faz parte dos preparativos para a Copa das Confederações, que ocorrerá de 15 a 30/6, e contou com a participação de representantes da Infraero, Base Aérea, FIFA, Anvisa, Vigiagro, Polícia e Receita Federal. A meta da ação é garantir fluidez e agilidade no atendimento aos passageiros durante a competição, sendo que os aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE) também cumprirão o procedimento até o final desta semana.

Cerca de 100 pessoas participaram do simulado. Uma aeronave Boeing 707, cedida pela Aeronáutica, e um micro-ônibus da Infraero foram utilizados para a ação, que contou ainda com a presença de Rafael José Botelho Faria, representante da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O planejamento da Infraero e dos demais órgãos públicos que atuam no Galeão inclui outras ações, como o treinamento de voluntários que atuarão durante os dias do evento, o reforço do contingente de funcionários da Infraero e das companhias aéreas no terminal e a capacitação de cerca de 120 policiais federais em curso de direção defensiva promovido pela própria Infraero. Além disso, serão realizadas operações especiais de segurança em conjunto com Polícia e Receita Federal para combater o extravio de bagagens.

Além dos preparativos dos órgãos atuantes no Galeão, estima-se a presença de aproximadamente 280 voluntários da FIFA e do Governo Federal para atuar no receptivo de passageiros no terminal carioca.

Para o superintendente da Regional Rio de Janeiro, André Luis Marques de Barros, o Galeão está preparado para o atendimento ao evento. “O sucesso das operações durante a Rio+20 em 2012 mostrou que estamos prontos para receber os passageiros que virão ao Rio de Janeiro para participar da Copa das Confederações”, afirmou.

Melhorias no Galeão

O Aeroporto do Galeão passa atualmente por obras para ampliar a capacidade operacional do complexo aeroportuário e aumentar o conforto dos usuários até 2014, sendo que algumas das melhorias já estarão disponíveis para a Copa das Confederações. Em janeiro, foi inaugurada uma nova área no terminal de passageiros 2 do aeroporto. Também no terminal 2, foi entregue um novo espaço de imigração para uso da Polícia Federal, com 18 novas cabines e área exclusiva para o atendimento aos brasileiros, dando maior agilidade ao processo imigratório. Além disso, o Galeão ganhou 32 novos balcões de check-in, passando de 48 para 80 posições. Outra melhoria prevista até o início da competição é a inauguração de cinco novas escadas rolantes no terminal de passageiros 1 do aeroporto.

Assessoria de Imprensa – Infraero