Publicado em 27 de fevereiro de 2015 às 12:54

Rio comemora 450 anos com eventos culturais durante o ano todo

Iniciativa Rio 450 promove diversos eventos colaborativos em nome da cultura carioca

No próximo dia 1 de março a cidade do Rio de Janeiro completará 450 anos, e para comemorar, acontecem diversos eventos pela cidade promovidos pela iniciativa Rio 450 entre o início de 2015 e fevereiro de 2016. Os eventos promoverão incentivo à cultura e memória da cidade. Além dos cinco principais, que terão duração prolongada e acontecerão ao longo de todo o período, haverá diversos outros eventos organizados livremente.

A iniciativa Rio 450 é uma marca criada pela prefeitura do Rio que representa a comemoração dos 450 anos da cidade e pode ser utilizada por outros órgãos para a promoção de eventos relacionados ao tema. Há um comitê da iniciativa que promove os eventos principais e aprova a organização de outros que utilizarão a marca. A variedade dos eventos é grande, e estão divididos nas categorias artes, música e festivais, esportes, seminários e presentes. O calendário está disponível no portal Rio 450 anos.

A marca será utilizada também por empresas para divulgação. Entre elas está a TAM, que colocará em circulação uma aeronave que faz a ponte Rio-São Paulo com o símbolo da Rio 450 e motivo de “ondas que embalam as pedras portuguesas da orla” estampada em março, mês do aniversário da cidade. Foram vendidas também latinhas da Antártica com a marca no réveillon e carnaval. A fabricante de automóveis FIAT lançará, também em março, uma edição especial do Novo Uno, com a marca Rio 450 estampada na lateral e traseira do carro e bordada nos bancos dianteiros.

Os eventos âncora que acontecerão são Biblioteca Rio450, o passaporte Museus Cariocas, o Pavilhão Rio 450, os Jogos Rio450 e o Memória Carioca.

Biblioteca Rio450

O projeto lançará 16 publicações sobre a cultura e história carioca durante o ano com a contribuição de diversos autores, e, até o momento, aproximadamente 40 obras selecionadas pela Faperj, órgão de apoio à ciência, tecnologia e inovação no Rio, também fazem parte da coleção. Até o final do período de comemoração os títulos da coleção serão mais de 80. As publicações juntarão registros de todos os tipos encontrados na Biblioteca Nacional construindo um sentido que auxilia o entendimento da história do Rio de Janeiro.

Passaporte Museus Cariocas

Por uma parceria com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) disponibiliza um passe para mais de 40 museus na cidade, que permite a entrada gratuita em alguns dias da semana ou descontos no ingresso. A iniciativa foi feita para incentivar a ida dos cidadãos aos museus da cidade. O passaporte será distribuido gratuitamente no Museu de Arte do Rio e em outros pontos ainda a serem definidos.

Pavilhão Rio 450

O evento, feito em pavilhão construído para as olimpíadas de 2016, na Cidade Nova, promoverá diversas exposições interativas retratando a história do Rio com foco em paisagens, beleza natural, experiência civilizatória, cultura, costumes e personagens e personalidades marcantes.  As exposições contarão com recursos de artes visuais, música e cinema. A iniciativa tem apoio da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Jogos Rio450

Os jogos teste das Olimpíadas de 2016 também fazem parte do calendário de comemorações, junto ao tradicional Campeonato Carioca, que esse ano chamará Taça Rio 450, e terá a bola estampada com o símbolo da marca Rio450. O projeto foi feito em parceira com a Federação de Futebol do Estado do Rio.

Projeto Memória Carioca

O projeto tem como objetivo incentivar os moradores do Rio a compartilharem suas histórias, contribuindo para um registro da memória da cidade. A ação será feita por meio das Naves do Conhecimento, que são praças equipadas com diversos meios digitais, como computadores e tablets onde os moradores poderão registrar suas memórias, tanto escritas, quanto de imagens e vídeos. As praças são presentes em Padre Miguel, Irajá, Madureira, Penha, Santa Cruz e Vila Aliança.