Aeroporto Galeão não terá obras concluídas até a Copa

Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 17:29

Segundo avaliação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as obras no aeroporto Galeão são as que apresentam o maior atraso a cinco meses da Copa. O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, admite que as obras no aeroporto não estarão concluídas quando ocorrer o evento esportivo.

Os preparativos, iniciados há mais de cinco anos, estão fora do prazo: as obras no terminal 1, por exemplo, estão atrasadas em 1 ano e 4 meses. As reformas no terminal 2 deveriam ter sido entregues há 4 meses.

Ainda assim, do Vale garante que a ala A do terminal 1 será concluída em março, ao passo que as alas B e C seguem sem alterações. Estas, caso ocorram, ficarão por conta da concessionária que assumirá o Galeão logo após o término da Copa.

O presidente da Infraero também manifestou preocupação com os atrasos nas obras, sendo que eles tendem a acentuar as dificuldades a serem enfrentadas pelo aeroporto, que constitui uma das principais entradas de turistas estrangeiros e deve receber grande fluxo de passageiros durante a Copa.

Enquanto as obras não são concluídas, os incômodos recaem sobre os usuários, que têm de lidar com goteiras, escadas rolantes paradas e altas temperaturas, já que o ar condicionado não dá conta de climatizar as dependências do aeroporto adequadamente. Vários elevadores se encontram fora de funcionamento.

A Controladoria Geral da União afirma que oito dos doze aeroportos das cidades-sede não contam com nem 50% das obras concluídas até o momento.