Santos Dumont começa a receber a reforma do pátio de aeronaves

Publicado em 10 de abril de 2013 às 17:39

A Infraero iniciou nesta segunda-feira (8/4) as obras de reforma do pátio de aeronaves do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A primeira etapa envolve a demolição e reconstrução de uma área de 13,9 mil m² do pátio existente, onde estão uma ponte de embarque e duas posições remotas.

As obras, que estão sendo executadas pela empresa Alves Ribeiro S/A, terão dez etapas a serem executadas numa área de 73,8 mil m², com investimentos de R$ 32,87 milhões. A conclusão está prevista para julho de 2015, quando todo pátio receberá novo sistema de drenagem e reforço de sua estrutura, além de um novo pavimento de concreto.

Os trabalhos de restauração serão executados de uma a quatro posições simultaneamente em dez lotes e a preocupação da Infraero é executar o serviço com o menor impacto às operações do aeroporto, garantindo a segurança dos embarques e desembarques. Para isso, o aeroporto criou duas posições remotas de estacionamento de aeronaves, localizadas na ala norte do pátio de aeronaves, durante as intervenções. Além disso, à medida que as reformas dos lotes forem concluídas, as posições já serão liberadas para as aeronaves de voos regulares.

Esse planejamento foi adotado para evitar interferências nas operações durante a realização de eventos como a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Rock in Rio, uma vez que as duas novas posições remotas compensarão as áreas interditadas.

A reconstrução do pátio de aeronaves do terminal carioca aprimorará a estrutura do espaço, tornando-o mais moderno e durável, reduzindo os custos de manutenção da área e ampliando a segurança dos aviões que pousam e decolam pelo Santos Dumont. “O escopo dos trabalhos no Santos Dumont demonstra o empenho da Infraero em garantir a melhoria contínua dos serviços de infraestrutura prestados”, disse o superintendente do aeroporto, Iberê de Oliveira.

Assessoria de Imprensa – Infraero