Rio celebra 448 anos com bolo gigante no centro da cidade

Publicado em 1 de março de 2013 às 17:33

Os 448 anos do Rio de Janeiro foram celebrados hoje (1º) em diferentes pontos da cidade. No Largo da Carioca, no bairro histórico do centro, a festa teve teatro infantil, bandas de músicas e a presença do tradicional bloco de carnaval Cordão da Bola Preta.

A Imagem peregrina de São Sebastião foi recebida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, em um ato para abençoar a cidade. Em homanegam à cidade, foi feito um bolo com 10 metros de comprimento.

A comemoração no centro foi organizada pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), em parceria com os lojistas da região e da Riotur, órgão de turismo da prefeitura. “A partir dos festejos em diferentes locais na cidade, foi que resolvemos preparar um evento no centro, pois antes não se comemorava. Primeiro, conversamos com os lojistas, depois com a prefeitura para coordenar a organização, em conjunto com as equipes de segurança. Foi, então, que surgiu a ideia no Largo da Carioca. É com muito alegria e satisfação que participo desta comemoração, de 448 anos, da fundação da cidade”, disse Roberto Cury, o organizador da festa e presidente da Sarca.

Nas comemorações, o ex-jogador de futebol Zico e ator José de Abreu receberam o título de Cidadão Carioca. Fora do Largo da Carioca. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveu dois circuitos a pé em pontos importantes da cidade. O itinerário passa por museus e centros históricos que retratam as festividades e rituais mais importantes da história do Brasil imperial, ocorridos na cidade.

O Circulando pelo Campo de Santana, da Proclamação da República e de São Jorge Guerreiro, reuniu pela manhã visitantes, que saíram do Centro Cultural Light, no centro. À noite, o roteiro Caminhando Entre Luzes partirá da Casa França-Brasil, ao lado do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro. Todos os eventos são gratuitos.

Agencia Brasil