Ministro da Aviação Civil, Infraero e Light discutem como evitar apagões no Galeão

Publicado em 7 de maio de 2014 às 17:23

Wellington Moreira Franco, ministro da SAC (Secretaria de Aviação Civil) se reuniu com representantes da Infraero e da Light (companhia de energia local) na última segunda-feira, dia 05, para discutir medidas de prevenção contra apagões no aeroporto do Galeão.

Durante o feriado da Semana Santa, na sexta-feira, dia 18 de abril, ocorreu uma falta de luz de 15 minutos, aproximadamente às 22h, o que resultou em 11 voos atrasados e muito transtorno para os passageiros. Segundo a Infraero, o apagão afetou os terminais 1 e 2, porém não foi necessário interromper pousos e decolagens devido à utilização de geradores na pista.

A Light afirmou que não foi acionada no momento do ocorrido e que um problema no aeroporto causou o apagão. A Infraero alega que a causa foi um curto-circuito na subestação principal. Moreira Franco, em entrevista coletiva, disse que um gambá entrou na subestação, mas que isso não justifica a falta de luz, uma vez que já ocorreu outras vezes sem a entrada no animal.

Durante a entrevista o ministro foi questionado sobre a ocorrência de falta de energia durante a Copa do Mundo e afirmou: “A confiança é que no Galeão não teremos mais queda de energia”. Disse ainda que “precisamos ter um plano de contingência que previna não apenas a entrada de animais, mas, sobretudo, alternativas técnicas para que não ocorra nada mais”. Mais medidas de prevenção devem ser divulgadas até a próxima sexta-feira.