Infraero tem balanço positivo de operações de desembarque para a JMJ

Publicado em 26 de julho de 2013 às 15:16
Aeroporto Galeão

Foto: Divulgação

A Infraero encerrou com sucesso o recebimento dos peregrinos e membros do clero que desembarcaram nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Entre os dias 19 e 24/7, cerca de 480 membros da Igreja Católica desembarcaram nos dois aeroportos, dos quais 400 foram recebidos no Galeão e 80 no Santos Dumont. O desembarque do papa Francisco foi realizado na Base Aérea do Galeão e também contou com o suporte da Infraero.

Fun Zone

A Fun Zone, área especial de acolhimento criada pela Infraero no setor C do terminal de passageiros 1 do Galeão, já recebeu cerca de 12 mil peregrinos desde sua abertura, em 15/7. No local, os peregrinos contam com internet wi-fi grátis, poltronas e música ambiente. O espaço possui ainda uma lanchonete e balcões de informação da Infraero, JMJ e RioTur.

Funcionários bilíngues contratados pela Infraero fazem o atendimento aos passageiros no espaço. Além disso, outros 100 voluntários da JMJ, também treinados pela Infraero, trabalham em escala nos dois aeroportos cariocas. A Fun Zone dará ainda apoio às operações de embarque de peregrinos, ficando aberta ao público até o dia 30/7.

Atendimento a chefes de Estado

O atendimento aos bispos, arcebispos, cardeais e chefes de Estado que chegaram ao Rio de Janeiro também contou com uma área especial preparada pela Infraero no Aeroporto do Galeão, onde uma sala VIP foi montada no Salão Nobre. No Aeroporto Santos Dumont, a Sala VIP, localizada no pavimento térreo da área de embarque, também foi utilizada para atender aos membros do clero.

Uma empresa contratada pela organização da JMJ trabalhou no receptivo dos membros da igreja em ambos os terminais, atuando desde a saída das aeronaves até a restituição de bagagens. Todo o efetivo de receptivo fez o curso de segurança da aviação civil (AVSEC), promovido pela Infraero para garantir o acesso às áreas restritas. Já o atendimento aos chefes de Estado, que será realizado nos dias 27 e 28/7, ficará a cargo do pessoal de Comunicação Social da Infraero, que foi reforçado para atender ao evento.

Melhorias no Galeão

Na última terça-feira, 23/7, dois banheiros familiares foram inaugurados na área de desembarque do terminal de passageiros 2. Seguindo o conceito de banheiro familiar, tanto o banheiro masculino como o feminino possuem assentos especiais com colchonetes que podem ser utilizados por pessoas com deficiência, crianças e idosos. O banheiro feminino conta com trocador de fralda. Outros dois banheiros foram inaugurados no mesmo terminal em 17/7. No total, a Infraero está investindo R$ 971,7 mil na reforma de 12 banheiros do terminal 2. Outros R$180 mil foram investidos na revitalização das esteiras rolantes do corredor de ligação. Os equipamentos ganharam novos quadros de comando, corrimãos e tiveram seus motores retificados.

Já no Aeroporto Santos Dumont, foi reaberto ao público, no último sábado (20/7), o setor de desembarque C. O local passou a contar com climatização e recebeu polimento no piso, proporcionando maior conforto e ambiente mais agradável. O setor D também passa por melhorias e deve ser entregue aos passageiros na próxima semana.

Fonte: Infraero