Infraero informa estado das obras nos aeroportos Galeão e Santos Dumont

Publicado em 16 de maio de 2014 às 20:30

Esta semana, a Infraero fez um balanço das novas obras feitas nos aeroportos Santos Dumont e Galeão. A começar pelo Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, que recebeu investimento total de R$ 354,75 milhões e teve sua capacidade aumentada de 17,4 milhões para 30,8 milhões de passageiros ao ano.

Neste mês de maio, o aeroporto ganhou novas áreas no desembarque internacional (terminal 2) e no doméstico (terminal 1). As novidades no terminal 2 são quatro novas esteiras, que irão duplicar a capacidade de restituição dos passageiros, e também monitores para a informação dos voos.

Já o terminal 1, de voos nacionais, teve o Setor A totalmente reformado, com moderna e espaçosa área de circulação e quatro novas escadas rolantes. Além disso, em março, a Infraero havia entregado, na área pública do desembarque, cinco esteiras de restituição de bagagens com modernos sistema operacionais.

“Os terminais foram muito bem avaliados e asseguro que eles estarão prontos para atender toda a demanda prevista para a Copa do Mundo”, disse o presidente da Infraero Gustavo do Vale, a respeito dos grandes eventos que o Rio recebeu nos últimos anos, como Pan-Americano de 2007, Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude.

Para o gerente de operações do Galeão, Marco Aurélio Benetti, as novas estruturas estão à altura da expectativa dos passageiros.

Novidades também foram entregues no Aeroporto Santos Dumont, na Zona Sul da capital fluminense. A última obra inaugurada foi a terceira etapa da reconstrução do pátio de aeronaves, que ganhou novo sistema de drenagem, reforço e regularização da base e sub-base, placas de concreto, cimento, selagem de juntas e nova pintura de sinalização horizontal, totalizando uma área de 8,08 mil m².

A área total reformada do pátio de aeronaves já engloba 30,4 mil m², mas ainda haverá outras sete etapas no local, com previsão de término em julho de 2015. Assim foram dividas as dez fases para adequar o pátio de manobras às características das aeronaves que operam hoje no aeroporto. Esta obra foi orçada em R$ 32,8 milhões.

A quarta etapa, divida em duas, deve ter sua primeira sub-etapa entregue ainda neste mês de maio. A segunda sub-etapa, por sua vez, tem previsão de entrega apenas em agosto, para que a movimentação gerada não atrapalhe a Copa do Mundo. Ainda que esse aeroporto não integre a Matriz de Resposabilidades da Copa 2014, faz parte de um plano de melhorias dos terminais pertencentes à Infraero.

O Santos Dumont ganhou ainda dois novos videowalls, equipamentos para informar horário de partidas dos voos. Já existem outros dez espalhados em regiões de grande fluxo.