Esclarecimento sobre a oscilação de energia no Santos Dumont

Publicado em 6 de junho de 2013 às 16:04

A Infraero esclarece que a oscilação de energia registrada entre 15h53 e 15h57 no Aeroporto Santos Dumont (RJ), nesta quarta-feira (5/6), ocorreu em virtude de oscilação no sistema da concessionária responsável pela distribuição de energia. Cabe ressaltar que os geradores e no-breaks do aeroporto passaram a funcionar imediatamente após a interrupção do fornecimento, alimentando os sistemas essenciais para a manutenção da segurança das operações do aeroporto e evitando impactos em pousos e decolagens.

São considerados essenciais para a normalidade das operações do aeroporto os sistemas da torre de controle, de navegação aérea, de balizamento de pistas e ainda iluminação parcial do terminal de passageiros, além dos sistemas de check-in.

Em relação ao sistema de ar condicionado, esteiras e escadas rolantes, estes são desligados automaticamente e religados manualmente com o retorno do fornecimento de energia. Esse procedimento é necessário para evitar danos aos equipamentos, o que poderia causar transtornos maiores aos passageiros e usuários do terminal. No caso em questão, os sistemas foram reestabelecidos gradualmente, voltando a operar normalmente às 16h08.

Assessoria de Imprensa – Infraero