Corredor de ônibus Transcarioca, que liga Aeroporto Galeão à Barra da Tijuca, terá duas linhas prontas para a Copa do Mundo

Publicado em 29 de maio de 2014 às 17:09

O projeto de transporte público chamado Transcarioca pretende estrear duas das sete linhas de ônibus já para a Copa do Mundo. O corredor expresso de ônibus BRT ligará o Aeroporto Internacional Antonio Calros Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro transporte de grande capacidade na saída de um terminal brasileiro. O plano de operações, apresentado nesta quinta-feira (29) pela Prefeitura do Rio, definiu a inauguração da Transcarioca no próximo domingo (1º).

A primeira linha, que liga o Terminal Tanque, em Jacarepaguá, ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, começará a operar na segunda-feira (2). Terá 19 paradas. A princípio, o ônibus funcionará apenas em horário de pico, das 10h às 15h. A segunda linha a ser ativada começará suas operações na quarta-feira (4) e ligará o Aerporto ao Terminal Alvorada. Este BRT fará parada em quatro estações, incluindo a Vicente de Carvalho, que, por possibilitar a integração com o metrô, permitirá acesso ao Maracanã.

Na reunião, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a Transcarioca é a obra viária mais importante do Rio, uma vez que liga a cidade em pontos importante e faz um passeio entre os contrastes cariocas. No total, serão 39 quilômetros de extensão, passando por 27 bairros do Rio. A expectativa da Secretaria de Transportes é que todas as linhas da BRT estejam operando daqui a três meses.

A obra completa prevê a criação de duas novas linhas de ônibus, a alteração do percurso de 36 linhas e também a eliminação de outras 12 linhas convencionais. Serão 39 estações e três terminais de integração. A frota total das sete linhas BRT terá 147 ônibus, cada um com capacidade de 200 pessoas e modernos sistemas de segurança.

Haverá uma central de monitoramento para cada veículo, em tempo real, além de equipes de segurança próprias, formadas por policiais militares e policiais à paisana. Como o projeto é algo impactante para a população, sua operação deve ser feita de forma gradativa. A promessa do Transcarioca é a redução do tempo de deslocamento dos passageiros em 60%.