Comissão discute novas alterações para aeroporto do Rio de Janeiro

Publicado em 12 de dezembro de 2012 às 11:35

Foi realizada nesta terça-feira (11) uma mesa-redonda com a Comissão de Viação e Transportes para discutir a desinternacionalização completa do Terminal 1 do Aeroporto Internacional do Galeão – Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.

O aeroporto é o maior do Rio de Janeiro e o mais conhecido e visitado, logo após o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, como explicam os deputados Washington Reis (PMDB) e Alexandre Santos (PMDB).

A Infraero, empresa responsável pela administração do Galeão, pretende deixar o Terminal 1 exclusivamente para voos domésticos e o Terminal 2 para os voos internacionais.

De acordo com informações da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), com a mudança, órgãos que antes estavam ociosos no Terminal 1, como a Polícia Federal, o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, serão removidos.

Entre os participantes do debate, estavam o chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) do Comando da Aeronáutica, coronel-aviador Ary Rorigues Bertolino; o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) Gustavo do Vale; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Pacheco dos Guaranys; o secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro Julio Lopes; o membro da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) Guilherme Walder Mora Ramalho; o assessor especial da Diretoria de Segurança e Operações de Voo do SNEA, brigadeiro Allemander Jesus Pereira Filho.

Da redação, com informações JB