Anac apresentará requisitos para o leilão de aeroportos na próxima semana

Publicado em 1 de novembro de 2013 às 14:32
No dia 6 de novembro, próxima quarta-feira, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) apresentará datas e requisitos para investidores que desejam participar do leilão de concessão dos aeroportos internacionais Antônio Carlos Jobim – Galeão (RJ) e Tancredo Neves – Confins (MG).A sessão pública para interessados está marcada para começar às 10h e seguirá até o meio dia, na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), localizada na Praça Antônio Prado, 48, 3º andar – Centro – São Paulo (SP).

No evento, a Anac esclarecerá sobre a dinâmica do leilão, marcado para o dia 22 de novembro, com exemplos e simulações de lances aleatórios e seus possíveis desdobramentos.

O limite é de 180 participantes e o credenciamento deverá ser realizado até 30 minutos antes do horário de início da sessão. A abertura do prazo será divulgada pela BM&FBovespa, que registrará as inscrições. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

As regras para o processo foram aprovadas pela Anac no dia 3 de outubro. A concessão dos terminais faz parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do governo federal. Juntos, os dois terminais respondem por 14% da movimentação de passageiros e por 10% do transporte aéreo de cargas em todo país. Depois de concedidos, os aeroportos serão fiscalizados pela Anac e o espaço aéreo permanecerá sob controle do Comando da Aeronáutica.

A estimativa é que o Galeão receba R$ 5,7 bilhões de investimentos para construção de 26 novas pontes de embarque até 2016 e de estacionamento para 1,8 mil vagas, adequação das instalações para armazenamento de carga e ampliação do pátio de aeronaves, obras que devem estar encerradas até os jogos olímpicos de 2016. A concessão será de 25 anos, prorrogável uma vez por mais cinco anos.

Já o aeroporto de Confins, que será concedido por 30 anos, com possibilidade de uma prorrogação por mais cinco anos, deverá receber investimentos na ordem de R$ 3,5 bilhões. Entre as obras obrigatórias estão construção de novo terminal de passageiros com no mínimo 14 pontes de embarque e vias terrestres associadas, ampliação do pátio de aeronaves.

​Fonte: Agência CNT