Publicado em 15 de julho de 2013 às 10:52

Aeroportos cariocas se preparam para Jornada Mundial da Juventude

A partir do próximo dia 19 de julho começará a operar um grande esquema nos dois aeroportos do Rio de Janeiro. A cidade receberá diversos visitantes para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre peregrinos, cardeais, bispos e arcebispos. O aeroporto do Galeão e do Santos Dumont deverá ser ampliado em 30%. O reforço não será apenas no atendimento das companhias aéreas, mas também no setor de informação, limpeza, manutenção e segurança. Esta será a primeira viagem internacional do Papa Francisco, eleito líder da Igreja Católica em março deste ano.

São esperados cerca de 2 milhões de peregrinos a partir do dia 22 de julho. Para evitar um caos aéreo, foi elaborado um plano de contingência a ser operado durante o evento, que deverá acontecer entre 22 e 29 de julho, período que o Papa ficará na cidade.

A Infraero montou um fun zone no Galeão, com praça de alimentação, assentos, ar condicionado, internet sem fio, totens de atendimento e informação, auxílio de voluntários e entretenimento aos turistas que chegam à cidade. A área, de aproximadamente 700 metros quadrados, não deve interferir na área destinada a outros passageiros.

Cerca de 190 voluntários ficarão à disposição dos peregrinos no aeroporto internacional do Rio e outros 108 no Santos Dumont.