Publicado em 21 de agosto de 2015 às 14:36

Aeroporto Santos Dumont pode fechar por períodos durante Jogos Olímpicos

Interdição seria feita para transmissão televisiva de competições de vela por helicóptero

O aeroporto Santos Dumont poderá ter operações interrompidas durante quatro horas entre os dias 8 e 18 de agosto de 2016. O fechamento seria feito por conta da transmissão televisiva das competições de vela dos Jogos Olímpicos, que acontecerão na Enseada de Botafogo e Marina da Glória. A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) se posiciona contra a interrupção das operações. Segundo dados da Associação, a interdição deverá causar 104 voos cancelados por dia e afetará mais de 150 mil passageiros.

De acordo com o ministro do Esporte, George Hilton, o espaço aéreo da região deve ser fechado pois a transmissão das competições acontece por meio de helicópteros.

Segundo o diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, Ronaldo Jenkins, “Cerca de 70% dos voos que passam pelo Santos Dumont se conectam com aeroportos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte Curitiba, Porto Alegre e Vitória. Será prejudicial para os passageiros e afetará as companhias aéreas”. O diretor informou que a Abear sugeriu duas outras possibilidades para que a interdição não aconteça da forma proposta: a filmagem de cima do Pão de Açúcar ou uma ação coordenada, com intervalos entre a atividade dos aviões e helicópteros.